sexta-feira, 30 de outubro de 2009

20 QUILÓMETROS DE ALMEIRÍM 2009


"SEMPRE HÁ UMA PRIMEIRA VEZ"

No passado Sábado, 24 de Outubro de 2009, realizaram-se os 20 quilómetros de Almeirím.
Esta prova teve a participação de duas equipas do nosso distrito e as duas obtiveram óptimos resultados.
No segundo lugar colectivo e atrás da reputada CONFORLIMPA ficou a equipa do BAIRRO DO CANSADO DE CASTELO BRANCO e a 5º posição da classificação colectiva foi ocupada pelo G.C.A DONAS do FUNDºAO.
Individualmente os atletas do distrito ficaram todos nos primeiros 100 classificados.

Na classe dos Deficientes II (atletas portadores de deficiência que se deslocam a pé) GABRIEL MACCHI obteve o 1º lugar, ganhando pela primeira vez ao atleta Messias Dias do clube "Três Santos Populares " o qual parece atravessar um mau momento de "forma".

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

CAMPEONATO DO MUNDO DE ATLETISMO DO IPC

Mínimos "A" e "B" de participação no Mundial de Atletismo do IPC - Nova Zelandia 2044 -


Em Janeiro de 2011 decorrerá na Nova Zelandia o Campeonato Mundial de Atletismo organizado pelo IPC (Cfomite Paralímpico Internacional).

Em vista a este compromiso, os atletas portugueses já se estão a preparar para que a sua performance esteja em alta para essa data.

No mês de Outubro de 2009, sairam os respectivos mínimos de participação e é aqui que começa a minha reflexão.

Antes de mais queria deixar em claro o seguinte dado: até ao presente, os atletas PARALÍMPICOS PORTUGUESES ainda não receberam as respectivas bolsas do Projecto Londres 2012 respectivas ao ano de 2009, devido ao facto de que o regulamento do referido projecto só foi aprovado no mês de Outubro de 2009.
Dito isto e deixando claro que até ao presente existem vários atletas que não usufruem de qualquer tipo de apoio, passo então à seguinte reflexão.

Analisando os mínimos exigidos para a participação no Mundial, podemos verificar que devido ao nível de exigência pedida o "nosso" pais será representado por uma "equipa B". Por que "B"?
Porque nós, atletas paralímpicos portugueses, só estamos ao nível dos mínimos "B". Os mínimos "A" serão atingidos certamente, mas por atletas de outros paises, paises estes que apostam seriamente no desporto e na preparação dos seus atletas.

Por isso a nossa equipa, onde possivelmente poderei estar incluido, será uma equipa "B".
- "B" de não profissionais;
- "B" de obrigatoriamente AMATEURS;
- "B" de falta de apoios tanto gobernamentais como regionais;
- "B" de falta de organização das instituições responsáveis;
- "B" de desmotivação quase total.
E assim poderia continuar a citar factores que na minha opinião devem ser melhorados ou colmatados para poder pensar em BOAS participações em eventos internacionais.

Penso que fica muito evidente que a "NOSSA SELECÇÃO" continua e continuará um passo atras no DESPORTO PARALÍMPICO ACTUAL.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

10º EDIÇÃO DA MEIA MARATONA DE PORTUGAL 2009




Decorreu no dia 4 de Outubro de 2009 a 10º edição da Meia Maratona de Portugal.

A participação nesta prova foi com o objectivo de preparação com vista a melhorar gradualmente os níveis de resistência e consolidar algum ritmo de endurance.
O tempo em vista era 1h 17m, o qual foi atingido ainda com uma sobra de 28 segundos.

A prova decorreu de uma forma muito calma, sempre a controlar o ritmo previamente estabelecido entre atleta e treinador.
Foi uma partida muito calma e tivemos a sorte de fazer uma boa recuperação do início ao fim.

Desta forma e devido à referida recuperação gradual de algumas posições acabamos no 23º lugar nos seniors masculinos e em 13º lugar se contarmos somente com os atletas portugueses.
Podemos assim concluir que mesmo tratando-se de uma prova de mera preparação, a classificação final fou bastante motivadora para novas participações e reflecte que a época esta a decorrer de uma forma muito positiva.