quarta-feira, 14 de outubro de 2009

CAMPEONATO DO MUNDO DE ATLETISMO DO IPC

Mínimos "A" e "B" de participação no Mundial de Atletismo do IPC - Nova Zelandia 2044 -


Em Janeiro de 2011 decorrerá na Nova Zelandia o Campeonato Mundial de Atletismo organizado pelo IPC (Cfomite Paralímpico Internacional).

Em vista a este compromiso, os atletas portugueses já se estão a preparar para que a sua performance esteja em alta para essa data.

No mês de Outubro de 2009, sairam os respectivos mínimos de participação e é aqui que começa a minha reflexão.

Antes de mais queria deixar em claro o seguinte dado: até ao presente, os atletas PARALÍMPICOS PORTUGUESES ainda não receberam as respectivas bolsas do Projecto Londres 2012 respectivas ao ano de 2009, devido ao facto de que o regulamento do referido projecto só foi aprovado no mês de Outubro de 2009.
Dito isto e deixando claro que até ao presente existem vários atletas que não usufruem de qualquer tipo de apoio, passo então à seguinte reflexão.

Analisando os mínimos exigidos para a participação no Mundial, podemos verificar que devido ao nível de exigência pedida o "nosso" pais será representado por uma "equipa B". Por que "B"?
Porque nós, atletas paralímpicos portugueses, só estamos ao nível dos mínimos "B". Os mínimos "A" serão atingidos certamente, mas por atletas de outros paises, paises estes que apostam seriamente no desporto e na preparação dos seus atletas.

Por isso a nossa equipa, onde possivelmente poderei estar incluido, será uma equipa "B".
- "B" de não profissionais;
- "B" de obrigatoriamente AMATEURS;
- "B" de falta de apoios tanto gobernamentais como regionais;
- "B" de falta de organização das instituições responsáveis;
- "B" de desmotivação quase total.
E assim poderia continuar a citar factores que na minha opinião devem ser melhorados ou colmatados para poder pensar em BOAS participações em eventos internacionais.

Penso que fica muito evidente que a "NOSSA SELECÇÃO" continua e continuará um passo atras no DESPORTO PARALÍMPICO ACTUAL.

Sem comentários: